Bazar de roupas, sorteio de brindes e orientações marcam encontro para mulheres araguaienses

Por Aline Almeida (Estagiária) | Assecom/AIA

Orientações, sorteio de brindes, bazar de roupas, apresentações de danças, música e teatro. Estas e outras atividades foram ofertadas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads) de Alto Araguaia (MT) em evento em comemoração ao mês da mulher. A ação realizada no sábado (16) teve apoio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Estiveram presente aproximadamente 150 pessoas.

Durante o encontro, a secretária Priscila Dourado Martins, sorteou cerca de cinquenta brindes doados por parceiros. Outro marco do evento é a promoção de bazar de roupas. Mais de mil peças de roupas e calçados, entre adulto, infantil masculino e feminino foram doados. “Foi um momento especial e único. Agradeço a todos que participaram e aos nossos servidores que trabalham em prol da nossa comunidade”’, comenta a secretária.

Zanete Maria Ramos da Silva conta que participa todos os anos do evento, e que seu neto frequenta o Serviço de Convivência. “Achei muito bom, bem produtivo. A gente foi bem atendido”, fala Zanete.

As crianças e adolescentes do SCFV realizaram apresentações de balé, demonstração de Muay Thai e canto coral com a música “O Sol” do cantor Vitor Kley. O grupo de teatro, Nós do Araguaia, encenou a peça “Casei para ser rainha e não escrava”, com o intuito de incentivar mulheres vítimas de violência doméstica a procurar ajuda.

O evento contou ainda com orientação da cirurgiã dentista, Jéssica Bonfada Adams e Wanessa Escobar, sobre a importância da higienização correta da boca e a procura do dentista a qualquer sinal de alteração sem motivos. “Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento se torna mais simples e rápido”, fala Jéssica.

A Coordenadora do Nasf, Neusa Zuza Alves de Oliveira, palestrou sobre a prevenção contra o mosquito Aeds Aegypti, transmissor da Dengue, Zica Vírus, Febre Amarela e Chikungunya. A equipe do Nasf também realizou orientações sobre a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).